Quem nós somos

O Nascimento da IPRB

O avivamento experimentado por parte da IPB e IPI em algumas partes do Brasil como vimos levou ao nascimento de mais dois ramos presbiteriano, que foi o nascimento da Igreja Cristão Presbiteriana e a Igreja Presbiteriana Renovada Independente.

A Igreja Cristã Presbiteriana e Igreja Presbiteriana Independente Renovada tinham muitos pontos em comum e os pontos conflitantes eram insignificantes e resolvidos.

Durante algum tempo as duas denominações foram estreitando seus laços, e em algumas cidades os trabalhos eram realizados em conjunto, e a idéia de união foi se evidenciando automaticamente.

Após alguns encontros entre as diretorias das duas Igrejas, em 1974, na cidade de Assis, SP, houve uma importante reunião entre as diretorias que anteriormente havia formado um grupo de pastores para discutir a possibilidade de união, sendo listados doze pontos favoráveis a união das Igrejas, entre eles, a identidade de convicções doutrinárias.

E em outra reunião em 1974, na cidade de Arapongas, PR, entre as questões que haviam ficado pendentes da reunião realizada em Assis, ficou definido que o nome seria: Igreja Presbiteriana Renovada. Da ICP, uniram-se dois presbitérios do Brasil Central e o de Cianorte; da IPIR, entretanto, a adesão foi total.

Em 8 de janeiro de 1975, às 14h, foi realizada na cidade de Maringá, PR, a Assembléia extraordinária presidida pelo Pr. Nilton Tuller e secretariada pelo Pr. Jonathan Ferreira dos Santos, neste dia nasceu a IPRB.

Também nesta ocasião foi eleita a primeira Diretoria da recém organizada denominação, ficando assim constituída: Presidente: Pr. Abel Amaral Camargo; Vice-presidente: Pr. Celsino Marques de Azevedo, Secretário Executivo: Presbítero Dr. Jamil Josepetti, Primeiro Secretário: Presbítero Joel Ribeiro de Camargo; Segundo Secretário: Pr. Jonathan Ferreira dos Santos e Tesoureiro: Presbítero José Fernandes Pedrosa.

A primeira estatística da denominação apontou: 84 igrejas organizadas, 94 congregações das igrejas, 59 pastores, 89 evangelistas, 257 presbíteros, 278 diáconos, 8 presbitérios, 7 campos missionários, 8.335 membros, 12.497 alunos da EBD, 97 templos e salões, 26 casas pastorais, 34 terrenos , 776 assinantes do Jornal Aleluia e 60 alunos estudando teologia no Seminário e Instituto Bíblico de Cianorte (SIB).

Assim nasceu a Igreja Presbiteriana Renovada – futuramente passando a se chamar Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, fruto da obra de renovação espiritual vivenciada pelos presbiterianos nas décadas de 60 e 70.

1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Campo Mourão. Um lugar de fé, esperança, amor e cuidado.

Saiba +

Nossa História

1975

02/02 – 1ª Assembléia Geral Ordinária e fundação da igreja;

1975

10/02 – Primeira reunião do Conselho da igreja;

1975

Primeiro batismo;

1975

12 a 15/05 – Primeira Conferência, com os Pastores: Leopoldo Pereira da Mota e Enoch Pereira Borges;

1975

22/05 – 1ª Assembléia Geral Extraordinária;

1976

26/09 – Consagração do Templo;